segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O cinema como forma de educação


Neste sábado, dia 10 de outubro, alunos da Escola Estadual Ruy Alencar, localizada no bairro Nova Cidade (Zona Norte de Manaus), participaram da primeira mostra competitiva de cinema do projeto Jovem Cidadão.

(Troféu para os ganhadores)

A noite foi de muita alegria para os estudantes da escola, alunos do Projeto Jovem Cidadão (do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Humano, o CDH, e para alunos de outras escolas convidadas. Os 'pequenos' demonstraram talento e habilidade na produção dos filmes.

Ao final da competição, os ganhadores, coordenadores do projeto e professores.

Platéia que prestigiou o evento.

A top Model Amazonas 2009, Lydiane Castro, marcou presença no evento também.
[Foto: Eduardo Gomes]

O Charles Chaplin também esteve por lá... e pousou ao lado do professor de cinema, Dário Monteiro (pessoa indispensável na organização do evento.)

Esse é o corpo de Jurados que analisou e julgou os filmes vencedores.
[Da direita: Eduardo Gomes (colaborador deste blog), Moacir Massulo, Saleina Borges, Manoela Moura (colaboradora deste blog), e Rômulo Araújo (administrador do blog)].

A seleção para os filmes foi criteriosa, levando em conta roteiro, produção, cenas, criatividade e o gosto do público presente. No final os grandes vencedores foram: 'A pequena Alquimista', na categoria Escolas Convidadas, 'Sem Noção', na categoria Projeto Jovem Cidadão Ruy Alencar, e o grande venvedor da noite, 'Sophia', nas categorias Escola Estadual Ruy Alencar e Júri Popular.

E este é o cara que mais incentiva seus alunos (e amigos também) a fazerem as coisas até fim, o professor de cinema, Dário Monteiro. Ele foi entrevistado pelos alunos do projeto e o video foi exibido durante o evento. Em suas palavras, a simplicidade e humildade: "Esse evento é de vocês. Foram vocês que tornaram possíveis a realização dele. Os professores apenas instruem." (Em referência aos alunos do projeto).

A equipe do blog 'O SEGUNDO REGISTRO' parabeniza a todos pela realização do evento, em especial as pessoas de: Professora Valéria Almeida; Diretora da escola, Jeane Melgueiros; e o Professor de Cinema, Dario Monteiro; além de todos os alunos que fazem parte do projeto.

Texto e Fotos: Rômulo Araújo - Administrador deste blog
Foto 4: Eduardo Gomes - colaborador deste blog
Agradecimentos: Dário Monteiro e Eduardo Gomes.
Dedicação: Alunos, Professores, Gestores e Amigos da Escola Estadual Professor Ruy Alencar.

4 comentários:

  1. Realmente, foi muito complicado ter que escolher os vencedores... todos participam, mas infelismente apenas alguns se destacam, e esses merecem todo o reconhecimento. Foi muito legal a experiência como jurado desse evento, com projetos como este podemos ver que talentos da nossa região se escondem, e que precisam ser revelados... e é dessa forma que se começa.

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de agradecer o convite do professor Dário, a presença de meus amigos jurados e da Top Model Amazonas 2009 Lidiane Castro. agradecer também a receptividade de todos... creio que deste evento podem sair bons frutos...

    Gostaria de aproveitar e parabenizar este blog, que sempre colabora com a divulgação do acontecimento da cidade...

    ResponderExcluir
  3. Aewww
    participar da mostra foi muito bom. Adorei!!!
    Prestigiar os trabalhos dos alunos foi bem divertido, além de ser jurada hehehe. Agradecer o Dário por nos ter convidado.
    Mas então, parabéns pelo Post, gostei muito das fotos e das informações.Essa união de imagem-notícia está indo muito bem. Continue assim!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Essa foi apenas a primeira de muitas outras Mostras de cinama que acontecerão na nossa escola Ruy Alencar e espero a presença de todos vocês nas próximas mostras que acontecerão futuramente.

    Agradeço a todos que fizeram desse,um grande evento e ao pessoal do blog por fazer a cobertura do evento e também é claro ao professor Dario Monteiro por tudo que tem feito desde que chegou na nossa escola por nós alunos.


    Francisco Rafael,um dos vencedores da campetição =D

    ResponderExcluir